Workshops

WORKSHOP AMULETOS PARA O FUTURO


Data: 11/11
Horário: 10 às 13hrs
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)


Conteúdo
Amuleto: dos primórdios à joalheria contemporânea
Dinâmica contemplativa
Desenvolvimento de projeto
Execução do amuleto (ou protótipo/esboço)


Mesmo com o avanço da tecnologia, e com o nosso tempo devastado pelo computador e redes sociais, onde nos apegamos nos momentos frágeis da vida? Quais elementos nos dão força e encorajam? Onde está aquela pedra que você acreditou que tinha poderes mágicos? E a folha guardada de um lugar que lhe é sagrado? A renda do vestido da avó, a flor que um dia usou no cabelo, a pena da caneta que outrora foi do seu bisavô, que pareciam dar sorte? Quais serão as suas/nossas maiores necessidades no futuro? Neste workshop iremos buscar um ponto sensível dentro da inquietude de cada um e transformá-lo em um amuleto, sendo este um fio condutor poético para a possível continuidade de um trabalho vindouro, tanto na joalheria, como na moda, arte, design e afins.


WORKSHOP UPCYCLING COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO NA MODA


Data: 10/11
Horário: 14 às 18hrs
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)


Conteúdo
Apresentação COMAS
Upcycling como abordagem do design para a sustentabilidade
Exercício de criação com upcycling


No workshop será feita uma contextualização do upcycling como abordagem do design para a sustentabilidade a discussão segue para um exercício prático orientado em que os alunos irão realizar um processo de criação com upcycling.


WORKSHOP TENDÊNCIAS APLICADAS: TRANSFORMANDO COMPORTAMENTO EM NEGÓCIOS


Data: 11/11
Horário: 14 às 18hrs
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)


Conteúdo
Apresentação e discussão de comportamento emergentes
Arquétipos/valores do novo consumidor
Definição de marcas de mercado para a atividade prática
Leitura e interpretação do DNA de cada marca
Construção de uma nova abordagem para cada marca a partir dos conceitos discutidos
Entrega: planejamento dessa nova abordagem, contendo inspirações, personae, referências de produto, comunicação, universo etc.


Com um olhar de “tendências aplicadas”, a partir de uma perspectiva ampla das profundas transformações do consumidor e do mercado de moda atual, os participantes deste workshop gerarão insights e estratégias para se adaptar e ter sucesso neste novo paradigma. Co-criaremos soluções contemporâneas para desafios atuais de marcas brasileiras. Trabalharemos ferramentas como o Style ID, além de análise de tendências, diagnóstico de marca, valores e posicionamento, para a construção de respostas a esses desafios.


WORKSHOP NOVOS NEGÓCIOS DE MODA


Data: 11/11
Horário: 14 às 17hrs
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)


Conteúdo
O Futuro dos Negócios: Drivers de Inovação e modelos de negócios
Mercado de Moda: do fim ao renascimento
Cases de Novos Negócios de Moda
Criando um Novo Negócio de Moda: Atividade Prática.


O workshop apresenta uma visão sobre o futuro dos negócios assim como do mercado de moda, representados por números e cases. Convidando os participantes a repensar métodos, processos e comportamentos. Ao final será realizada uma atividade prática de criação de um novo negócio de moda.


WORKSHOP PROJETANDO O DEVIR: CONSTRUINDO HOJE CENÁRIOS DE FUTURO PARA O TRABALHO


Data: 11/11
Horário: 10 às 13hrs
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)


Conteúdo
Tópicos emergenciais: o novo está aqui, não em outro lugar;
Transgressão e ruptura: a emergência de novos aportes sociais e culturais e suas relações com a Economia Criativa;
Porque projetar o novo? A importância da ferramenta Cenários na identificação de oportunidades de empreendimentos futuros;
Exercitação prática de Cenários de Futuro e Visions;
Análise e interpretação das resultantes: aplicabilidade no cotidiano atual


Identificação de movimentos de ruptura no cotidiano; prospecção do futuro a partir da identificação desses elementos; ferramentas para a construção de cenários de futuro; visions sobre o impacto destes cenário na geração de novas oportunidades de trabalho em diferentes áreas.